terça-feira, 16 de agosto de 2011

Visto

Eu pretendia fazer esse post em forma de video, mas com a correria acabou não dando tempo e como esse é um assunto muito repetitivo eu vou fazer desse jeito mesmo e vou dar mais prioridade pra outros assuntos, espero que entendam.

Bom, meu visto estava marcado pro dia 21 de julho as 07:30 em São Paulo, saí do hotel e cheguei na fila por volta de 06:15 da manhã, a fila já estava enorme e crescia a cada segundo. Quando o consulado abriu já começou a correria, fiquei atenta aos documentos que as pessoas da minha frente já estavam tirando então fiz a mesma coisa pra adiantar.

O processo do visto é dividido em etapas, você precisa pegar uma fila pra pegar uma senha pra tirar as digitais, outra fila pra pré - entrevista que são perguntas simples como sua idade, o que você vai fazer lá e etc. Depois disso, você fica atento a senha que você pegou e quando aparecer no visor, você vai até o guichê, tira a suas digitais e deixa uns documentos lá dentro. Feito isso, você vai pra uma fila em que estão todos sentados pra entrevista que é o ultimo passo, essa fila é realmente um "senta e levanta" toda hora, você também vai receber o envelope do sedex pra preencher com seus dados.

Quando chegou a minha vez fui pra entrevista com uma mulher, eles são todos dos Estados Unidos, mas no começo ela falou comigo em português, ela perguntou o que eu ia fazer lá e por quanto tempo, depois disso ela me perguntou em inglês a profissão dos meus pais e pra que cidade eu estava indo, eu falei que não sabia ainda, ela entendeu perfeitamente e por fim falou "seu visto está aprovado". Senti um alívio imenso, fui pagar a taxa do sedex e finalmente ir embora.

O meu visto foi super rápido eu cheguei lá as 06:15 e as 08:00 e pouquinho eu já estava de volta no hotel. Demorou cerca de 5 dias pra chegar na minha casa.

Documentos que me pediram:

Eu levei uma pasta cheia de todos os tipos de documentos que ele poderiam me pedir, mas não precisei de praticamente nada, só os essenciais como:

- O documento DS160
- O documento I-20
- Confirmação de agendamento
- Passaporte
- Foto 5x7
- Comprovante das taxas pagas.

Dicas:

- Fique muito atento as filas e deixe os documentos principais separados pra facilitar o processo.
- Leve uma caneta, você vai precisar.
- Na entrevista, tente ficar calmo e seja seguro nas suas respostas, não fique pensando muito, pois eles podem desconfiar.
- Fique atento a sua senha, pois elas são chamadas de forma aleatória.

Foi tudo muito rápido, simples e tranquilo, eu sei que o nervosismo é grande, mas se estivermos levando todos os documentos não tem muito o que dar errado.

Espero ter ajudado e até a próxima.
Stay blessed! xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário