Tomando a decisão

Intercâmbio é uma grande mudança de vida, por isso devemos pensar muito antes de tomar qualquer tipo de decisão. Espero ajudar vocês com essa página e com um pouco da experiência que eu tenho.

Comece pensando que tudo o que você tem no Brasil não existirá mais no país escolhido, literalmente. Até as coisinhas mais minímas possíveis, o conforto da sua cama, a liberdade que você tem em casa, na escola, você vai deixar tudo pra trás e começar do zero, sem seus amigos e as pessoas que você ama por perto. Você vai ter que abrir mão de festas, porque eu te garanto que isso não vai acontecer aqui (do jeito que você queria) e grande parte da diversão que você tem.

Você estará totalmente dependente de uma família que você não conhece e terá que se adaptar a ela. Sua família pode sair e viajar todo final de semana, mas se acontecer de eles só ficarem em casa, você está disposto a ficar também? Pense nas mais variadas situações que possam acontecer, um membro da família não te aceitar e te tratar mal, não fazer amigos no colégio, passar grande parte do tempo sozinho, enfim, não crie nenhum tipo de expectativa, porque eu te digo com toda a certeza que 99% do que você imaginar vai estar errado ou irá acontecer totalmente diferente.

Lembre-se que para eles você será o diferente e não ao contrário, seus hábitos alimentares vão mudar muito e para isso você tem que estar disposto a comer em horários totalmente aleatórios e na maioria das vezes acabar pulando algumas refeições. Dormir até meio dia provavelmente também não irá acontecer, cada família tem um estilo de vida e pelo o que eu vejo por aqui, esse não é o deles. 

Se você der sorte, poderá usar a internet com frequência, mas pode ser que a sua família não tenha wireless ou imponha regras sobre isso e nesse caso, não há nada o que você possa fazer, uma vez que o programa diz  que o uso da internet é a cada duas semanas. Você terá que pensar antes de fazer as coisas mais simples possíveis, abrir o pacote de alguma comida, o tipo de roupa que você usa em casa, seus modos a mesa, enfim, a casa não é sua e até se sentir a vontade, leva bastante tempo. 

Nenhum membro da casa irá mudar a rotina, ou o jeito de ser por sua causa, é você quem se adapta a eles e não vice e versa. Também não é garantido um quarto só pra você, ou um banheiro exclusivo, (pode esquecer o que é ter privacidade), cada intercâmbio é diferente, então não se baseie nos outros, porque nunca ninguém teve um intercâmbio igual, é questão de sorte e as vezes o sonho pode se tornar em pesadelo e nesse caso você precisará ser forte.

O tempo certo pra ficar aqui, varia de cada um, psicologicamente seis meses é melhor, pelo fato de você pensar que em breve você terá sua vida e as pessoas que você ama ao seu lado de novo, é mais fácil pensar que faltam 4 meses do que 9, porque sim, vão ter dias que você vai se pegar contando quanto tempo falta pra acabar. Na questão do idioma, seis meses (que na verdade são quatro) provavelmente não vão te fazer fluente e nesse caso um ano vale muito mais a pena. Mas como eu disse, cada um é diferente, o que é certo pra mim talvez não seja pra você.

Fazer um intercâmbio tem ganhos imensos, você irá aprender uma nova língua, conhecer uma cultura totalmente diferente da sua, conhecer gente nova,
amadurecer, aprender a se virar sozinho, terá mais chances de conseguir um bom emprego e por aí vai. O que eu estou tentando mostrar pra vocês é que sim, o lado ruim existe e se você não pensar nisso e ter não certeza do que você quer, poderá chegar aqui e descobrir que fez a decisão errada quando já é tarde demais pra perceber isso. Não é uma viagem de férias, ou compras no exterior, são seis meses ou um ano longe da sua vida e das pessoas que você ama, é abrir mão de simplesmente tudo o que você tem pra embarcar nessa nova aventura que você não faz a mínima ideia do que esperar ou de como vai ser. 

Se a decisão for positiva, é se preparar e tirar o máximo de proveito disso tudo, porque querendo ou não o tempo passa e não há como voltar atrás e viver tudo isso de novo. É uma experiência que você só poderá vivenciar uma vez na sua vida, então tire muitas fotos, tente cativar as pessoas ao seu lado e o mais importante de tudo, não desista no primeiro obstáculo que encontrar, porque eu te garanto que eles vão aparecer.

"Ninguém disse que seria fácil, eles só disseram que valeria a pena."